Menu

07/05/2019, 23:36

Filme realizado por índios na mostra de filme livre

“Bimi Shu Ykaya”, realizado por Yube Hunikuin, Isaka Hunikuin e Gilson Huni Kuin –  índios da etnia Huni Kuin –, foi escolhido como melhor filme pelo júri de Brasília da Mostra do Filme Livre, na categoria Territórios. O prêmio diz respeito às produções que tratam sobre questões relativas ao uso da terra, urbanidades e migrações.

O filme será exibido no domingo, 12, no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília, às 18h30, durante o encerramento da Mostra do Filme Livre. Ao final da sessão haverá um debate com a presença de Isaka Huni Kuin, um dos diretores; Christian Caselli, curador, e a jurada Liz Sandoval. A entrada é franca.

O documentário dá voz à primeira mulher indígena Huni Kuin a organizar sua própria aldeia, uma atividade até então exclusiva dos homens. Em sua trajetória de vida, por sua personalidade forte e determinada, enfrentou uma série de dificuldades. Sobretudo devido a questões hierárquicas e tradicionais do povo Huni Kuin, uma sociedade essencialmente patriarcal, resultando na saída de sua terra indígena de origem, culminando na organização de uma nova aldeia, na qual desenvolve vários papéis, dentre eles, pajé de cura, detentora de saberes ancestrais do povo Huni Kuin.

O júri da Mostra do Filme Livre em Brasília foi formado por Liz Sandoval, Tadeu Brito e Juliana Melo, membros do Coletivo Cinema Urbana.