Menu

03/06/2019, 22:57

Corpo de Bombeiros do DF trabalha na prevenção de incêndios na capital

Antes que a seca chegue ao Distrito Federal, 80 militares do Corpo de Bombeiros estão atuando diariamente na prevenção de incêndios na capital. A equipe, que é referência no Brasil por ter maior efetivo e no mundo pela capacitação, trabalha pela conscientização da população, especialmente dos moradores de áreas rurais.

Segundo o capitão João Henrique Corrêa, a maior causa de fogo se relaciona a pessoas que queimam lixo de casa, restos de podas de árvores ou entulhos, além de jogar bitucas de cigarros e deixar fogueiras mal apagadas. “As pessoas ignoram as condições climáticas, como vento, umidade e acabam perdendo o controle desse incêndio. É preciso ter consciência de que isso é um crime”, alerta.

Zona rural

O capitão João Henrique Corrêa lembra que, caso o proprietário de imóvel localizado em zona rural deseje utilizar o fogo para alguma situação específica, é preciso procurar o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para pedir autorização. “O morador precisa ter um plano de queima, especificar qual é a área, se há recursos de prevenção, entre outros pontos”, exemplifica.

Corrêa também alerta que os incêndios causam a perda da vegetação nativa, diminuindo a absorção de água e também a poluição. “Quando [os incêndios] são de grandes e médias proporções, perto de ambientes urbanos, fica muita fumaça, isso acaba causando problemas respiratórios para a comunidade”, diz.