Menu

12/07/2019, 07:15

Lei garante direito a um dia para planejar atividades escolares

O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta quarta-feira (10), a Lei nº 6.327, que vai beneficiar mais de 3 mil servidores do magistério com uma folga semanal para planejar as atividades oferecidas aos alunos da rede pública. O benefício, antes, era concedido apenas a professores que estavam em regência de classe. Agora, entretanto, o direito foi ampliado e abrange todos os professores em atividades pedagógicas nas unidades escolares, orientadores educacionais e pedagogos.

“É uma grande conquista para todos”, comemora a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação, Kelly Bueno. “Os servidores da carreira magistério ganham, mas também os mais de 450 mil estudantes da rede pública”.  Na prática, a folga das atividades rotineiras dos servidores será preenchida com reuniões coletivas de planejamento, formação continuada e pesquisa.

Kelly Bueno conta que a conquista é uma luta antiga da categoria. Há pelo menos quatro anos, os servidores buscam uma legislação para assegurar o direito de um “dia de coordenação” para todos. “O Tribunal de Contas cortou esse benefício faz um tempo – ficou restrito aos professores em regência de classe”, explica.