25/07/2019, 09:10
Sala de acolhimento da UBS do Sol Nascente atende 800 pacientes
A equipe da Sala de Acolhimento para Demandas Espontâneas de Urgência, instalada na Unidade Básica de Saúde (UBS) 16 do Sol Nascente, em Ceilândia atendeu, desde 18 de junho, mais 800 pacientes. O serviço faz parte do projeto-piloto da Secretaria de Saúde para melhorar o fluxo de usuários na Atenção Primária.
Com o primeiro atendimento, oferecido por enfermeiros e técnicos de Enfermagem na Sala de Acolhimento, foi possível desafogar a porta de entrada da UBS e reduzir as demandas que vão para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia. Os profissionais conseguiram resolver 85% dos casos na própria sala, a maioria reclamando de dores de cabeça e febres.
“Conseguimos resolver a maioria na sala. Dessa forma, as equipes de retaguarda da Saúde da Família não ficam saturadas e podem resolver os demais acompanhamentos”, afirmou o diretor da Atenção Primária da Região de Saúde Oeste, Maurício Fiorenza.
Para o diretor, além de desafogar a porta de entrada da unidade básica de saúde, o principal ganho trazido pela Sala de Acolhimento é garantir uma retaguarda para as demais equipes da UBS continuar acompanhando os pacientes que precisam de atendimento regular, como os doentes crônicos.