06/08/2019, 10:38
Festival Quando as Ruas Chamam
Cerca de 200 dançarinos chegam a Ceilândia entre 23 e 25 de agosto para animar o Distrito Federal com muito breaking. A quinta edição do festival Quando as Ruas Chamam volta a fazer da nona região administrativa do Distrito Federal a capital de dança de rua do país. No decorrer dos três dias, a ordem se inverte e o Plano Piloto parte para Ceilândia em busca de arte. A periferia pauta o centro.
Além do breaking, o evento conta com a participação de DJ’s, MC’s e exposições abertas ao público, dentre elas, neste ano, se destaca a de jaquetas grafitadas e de fotografias, que é novidade nesta edição. Workshops de graffiti também fazem parte da programação.
O evento busca gerar visibilidade aos artistas participantes e, acima de tudo, aproximar o breaking da comunidade. Nas outras edições, o festival contou com forte participação popular, contabilizando cerca de mil pessoas por dia de evento.
Além disso, o Quando as Ruas Chamam foi duas vezes campeão do prêmio de Breaking Latino Americano como melhor evento, tanto pela curadoria quanto pelo voto popular.
Competição: Durante o festival, acontecerão as finais do concurso nacional de dança de rua, com participantes classificados a partir de seletivas realizadas em seis estados brasileiros. Os cerca de 200 dançarinos classificados para as finais estão distribuídos em nove modalidades diferentes da competição. Para os vencedores, serão distribuídos 10mil reais em prêmios.