08/08/2019, 07:03
Consumo do tambaqui é promovido por autoridades e produtores
A Secretaria Nacional de Pesca e Aquicultura realizou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), uma coletiva de imprensa para divulgar o Festival do Tambaqui da Amazônia, na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Mapa. Além do Mapa e da Secretaria, o evento tem entre os parceiros o governo de Rondônia e o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri/DF). O objetivo é promover o consumo do tambaqui junto à população do DF.
Segundo o secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, a média de consumo de pescado dos brasileiros é de dez quilos por ano, e a média mundial é de 20 quilos. Ele explicou que a maioria desse pescado vem de outros países, e por isso, a importância desse tipo de evento para a divulgação do tambaqui, que é um peixe nativo.
“Precisamos falar da riqueza de um peixe da Amazônia. Esse evento é para que os brasilienses, os gestores públicos e os brasileiros em geral, possam conhecer essa preciosidade que é o tambaqui de Rondônia. Nós, enquanto país, com os maiores recursos hídricos do mundo, não podemos continuar sendo importadores de pescados. Precisamos incentivar a produção nacional e o consumo”, afirmou.
O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, fala na condição de chefe do estado que possui a maior produção de tambaqui em cativeiro no país. Para ele, a produção do pescado ainda tem muito para crescer, e esse evento servirá de modelo para os outros estados da Federação.