13/08/2019, 08:10
Caco Terapêutico melhora vida de pacientes
Em meio a tecidos, pastilhas de vidro e pedaços de cerâmica, mãos e mentes estão voltadas à criação não somente de peças decorativas, mas também de uma nova realidade. A proposta do Caco Terapêutico, projeto desenvolvido dentro do Instituto de Saúde Mental (ISM), melhora o estado de saúde dos pacientes e ainda ajuda a garantir retorno financeiro, já que muitas das criações são vendidas em feiras e eventos.
A comercialização, porém, é apenas uma consequência. “O que mostramos aqui é que o lixo, como restos de tecido, tampinhas de garrafas, pedaços de cerâmica, representam o transtorno mental; e quando esses materiais são transformados em arte, passam a ter mais valor. É mais ou menos isso que acontece aqui com as pessoas”, explica a técnica de enfermagem e responsável pelo projeto, Cássia Maria.
Segundo ela, é fácil perceber essa transformação nas próprias peças desenvolvidas por eles. “Muitos chegam aqui cabisbaixos. Preferem usar preto e branco ou fazem uma mistura exagerada de cores, mostrando esse desequilíbrio. Mas, em pouco tempo, já trabalham de forma mais organizada, com as cabeças levantadas.