06/11/2018, 09:00
Cultura italiana é tema da Orquestra Sinfônica
Em homenagem aos 150 anos de morte de Gioachino Rossini, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta ao público, em novembro, as principais peças do compositor italiano.
O Concerto Italiano, no dia 13, contempla as introduções de óperas por ele compostas, as chamadas Aberturas de Rossini. São elas: Semiramide, O Barbeiro de Sevilha, L’Italiana in Algeri, Guilherme Tell, Il Signor Bruschino, La Scala di Seta e La Cambiale di Matrimonio.
A capacidade técnica de improvisação e o conhecimento em teatro fizeram com que o artista tivesse intensa atuação no segmento.
Suas obras têm elementos trágicos e cômicos, típicos da ópera, e representam um momento de inovação e criatividade. Elas são expoente do período chamado Restauração Italiana, do fim do século 18.
Concertos da Saúde democratizam acesso à música erudita
Em cinco meses de apresentações por unidades da rede pública de saúde, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional manteve o compromisso de aproximar o público dos clássicos mundiais. Para novembro, estão previstos quatro espetáculos: nos dias 8, 15, 22 e 29.
O repertório incluirá música de câmara, com quartetos de corda, sopro, violoncelo, flauta.