Menu

19/08/2019, 07:29

Primeiro núcleo urbano do DF, Planaltina faz 160 anos

Planaltina é história pura. Pelas ruas da parte mais antiga, as construções preservadas remetem a um período em que a capital da República, Brasília, não passava de um sonho. Hoje o (19) o mais antigo núcleo urbano do Distrito Federal completa 160 anos. Com vocação religiosa e agrícola, a região administrativa na Saída Norte viu de camarote o surgimento do quadradinho, mas quem nasceu, cresceu e criou família ali jura que não a trocaria por nada. 

Adarci Pereira do Amaral está prestes a fazer 84 anos. Foi na cidade de 1.537 quilômetros quadrados a  38,5km do Plano Piloto que ele cresceu e formou família. Foi pedreiro e carpinteiro, casou-se em 1958 na Igreja São Sebastião, construída pelos escravos em 1890 com paredes de barro, e esteve junto da esposa por 54 anos – até o falecimento da amada.

Planaltina mantém muitas tradições interioranas, como as do seu Adarci – que cresceu participando da Folia do Divino  Espírito Santo. Por pelo menos 25 anos, ele foi cavaleiro. Pelas suas contas, chegou a cavalgar por dez dias nesses períodos. Neste ano, a festividade foi realizada pela 137ª vez.