02/09/2019, 08:02
Saúde credencia clínicas e volta a fazer ressonância magnética
A Secretaria de Saúde voltou a ofertar exame de ressonância magnética graças ao credenciamento de clínicas de imagem particulares. A primeira a começar os atendimentos está localizada no Gama e, inicialmente, irá ofertar 250 exames por mês, todos agendados via Central de Regulação da pasta. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, visitou a clínica para conhecer as instalações e os equipamentos.
Segundo Okumoto, a intenção é aumentar o número de exames oferecidos nesta clínica do Gama, podendo chegar a três mil por mês. “Outras clínicas também estão entregando documentação para que possamos credenciar e ofertar ainda mais vagas para a população”, adianta o secretário.
O paciente Mauro Rios, 59 anos, foi um dos primeiros atendidos. Diabético e transplantado, ele aguardava o exame há cerca de seis meses. “Há nove anos tenho um probleminha na perna que a médica desconfia ser osteomielite e o exame era necessário para esse diagnóstico”, comemora.
Todos os pedidos para o exame de ressonância na rede pública são direcionados para o Complexo Regulador da Secretaria de Saúde. Atualmente há cerca de 20 mil solicitações pendentes. A demanda é calculada por meio de solicitações, não por número de pessoas, já que um mesmo paciente pode ter diversas solicitações.
“Iniciamos uma força-tarefa para agendar o mais rapidamente possível os pacientes. Priorizamos os internados, os oncológicos e os que aguardavam muito tempo na fila de espera.