Menu

09/09/2019, 07:27

Artesãos do Riacho Fundo recebem carteiras profissionais

O trabalho de 92 artesãos do Riacho Fundo foi reconhecido em uma cerimônia realizada pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), na administração regional da cidade. O órgão entregou carteiras de artesão aos artistas que participaram de um mutirão de cadastramento.

Participaram da solenidade de entrega a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a subsecretária de Infraestrutura do Turismo, Márcia Maia, a administradora do Riacho Fundo, Ana Maria Lúcia Melo, e a coordenadora da Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, Ana Maria Alves.

Atualmente o Distrito Federal conta com 11 mil artesãos, aproximadamente. Com as entregas das novas carteirinhas, Riacho Fundo passa a ter cerca de 560 profissionais cadastrados na Secretaria de Turismo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato movimenta no Brasil R$ 50 bilhões por ano e sustenta 10 milhões de pessoas.

“Os nosso artesãos não estão pedindo favor. Eles estão pedindo oportunidade. Temos que garantir espaços e condições para que cada pai ou mãe de família, e os jovens, possam viver do artesanato”, afirmou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

A secretária ainda destacou que a Setur-DF tem colocado como condição, em todos os eventos que apoia, que sejam disponibilizados para esses profissionais espaços onde eles possam expor e comercializar seus produtos. “Em cada evento cobramos um estande para abrigar os trabalhos inovadores e criativos que são produzidos por esses artistas”, frisou.