09/09/2019, 07:44
Mostra NusLimites – Por Trás de Barreiras Invisíveis
Artista plástico e fotógrafo rondoniense radicado em Brasília, Bruno Ferraz, de 29 anos, ousa na fotografia e na pintura. E é essa ousadia que ele traz para o seu próximo ensaio. Após estrear no estúdio próprio do artista, no Plano Piloto, a exposição NusLimites – Por Trás de Barreiras Invisíveis terá seu relançamento oficial em coquetel no dia 7 de setembro, sábado, a partir das 20h, no Cowmeia Coworking (Rua Pitangueiras Lt 6- Edifício Easy – Águas Claras, em frente à estação Arniqueiras do metrô). A mostra ficará em cartaz até o dia 1º de novembro de 2019. Além de Bruno, a poetisa e atriz Maria Léo Araruna fará uma performance e citará um poema do livro autoral Bricolagem Travesti. A obra literária também estará à venda por R$ 20. O Cowmeia Coworking fica aberto para visitação diariamente, 24 horas. A exposição não é recomendada para menores de 18 anos.
Foram meses de trabalho dentro de seu estúdio. Bruno, que testa a quebra de barreiras expostas em cada personalidade e adentra no inconsciente do ser, optou por poucos elementos para compor seu primeiro ensaio fotográfico. Pelas lentes das câmeras de Ferraz, os modelos Diego Guaita, Clara Camarano, Igor Alves e Mayk Medeiros são fotografados em suas essências, em preto e branco. “A opção pelo P&B busca a explosão de cores onde não há cores. Retrato os modelos como andrógenos. Gosto de desmistificar o ator, o sexo e colocar alma no meu trabalho. Afinal, cada ser humano pode ser o que quiser. A alma fala muito mais nesta exposição”, destaca Ferraz.
Por isso, os modelos são fotografados nus, com poucos elementos em cena. Eles mostram realidades contestadoras e revelam suas dores em cada gesto e olhar. “O estar nu, no entanto, não é agressivo. São fotos provocativas que levam à reflexão por meio da prisão atrás de vidros, de sacos plásticos e demais adereços”, pontua o fotógrafo. A exposição contará ainda com uma instalação cenográfica para ambientar os visitantes.