Menu

11/09/2019, 08:41

Cineasta brasiliense roda longa baseado em obra de Monteiro Lobato

Artista multimídia de Brasília, Péterson Paim se prepara para rodar, no primeiro semestre de 2020, o longa-metragem Réquiem Para Dona Benta, uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato e a inesquecível história do Sítio do Picapau Amarelo. O filme contará com atores reconhecidos no cenário local e nacional e ganhará uma versão adulta, fantasiosa e futurista.

No novo roteiro, já adultos, Pedrinho e Narizinho precisam salvar o Sítio do Picapau Amarelo da especulação imobiliária e da degradação ambiental que despertou a fúria de seres folclóricos. Para isto, eles vão precisar retornar à crença nas aventuras da infância.

No elenco, Cláudio Heinrich dará vida a Pedrinho. Neuza Borges interpretará Tia Anastácia, a responsável pela criação da boneca Emília. Robert Rowntree será o príncipe Escamado. “E vamos ainda contar com atores reconhecidos de Brasília. Será uma ficção de suspense, com pegada similar à do filme O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro. É um filme de fantasia, subgênero raro no Brasil”, destaca Péterson.

A ideia de reviver Monteiro Lobato no cinema surgiu em 2011. Agora, o cineasta vê o sonho se concretizar na sua nova adaptação que, promete: “Será um filme futurista, isolado do universo infantil, mas sem perder a essência de Lobato”, explica.