Menu

03/10/2019, 07:37

Concurso de coleta de resíduos eletrônicos premia Escolas da Rede Pública de Ensino

Em levantamentos recentes, a ONU identificou o Brasil como sendo o 7º maior produtor de e-Resíduos no mundo e o 1º na América Latina, com uma produção que chega a cerca de 1,5 milhões de toneladas por ano. Já o Senado Federal, alerta que apenas 2% destes são destinados à reciclagem ou reutilização. Dados, também da ONU, apontam que só em 2016 foram gerados [no mundo] 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico.

Motivado por estes dados alarmantes e em razão da proximidade do 13 de outubro, Dia Internacional do Lixo Eletrônico, o Movimento FACES provocou alunos de sete escolas do DF e de diferentes idades, a engajarem em uma verdadeira gincana de coleta destes materiais.  Planejado em parceria com alunos do Curso Técnico de Eventos do Instituto Federal de Brasília – Campus Asa Norte e apoio da ONG Programando o Futuro, o concurso vai premiar três escolas com 1º, 2º e 3º Lugares. Os prêmios, destinados a uso comum dos estudantes, são: Dois computadores recondicionados e 20 ingressos para o Festival FACES; Um computador recondicionado e 15 ingressos para o Festival FACES; e 30 ingressos para o Festival FACES, respectivamente.

A coleta de e-Resíduos permeia todas as atividades do Movimento FACES, que tem como braços a Feira FACES, de economia criativa, inclusão sócio-produtiva e consumo consciente, e o Festival FACES, realizado no Dia Internacional do Lixo Eletrônico (13 de outubro, domingo). Para o Festival estão confirmados os shows de Lenine.