10/10/2019, 07:37
Centro de Tradições Populares oferece oficina
Expressão cultural de matriz afro-brasileira, encontrada em diversos estados do país, o Tambor de Crioula será tema de oficina, composta por cinco aulas, que acontecem entre 12 de outubro e 9 de novembro, das 17h às 19h, no Centro de Tradições Populares. O espaço é um dos territórios culturais mais importantes e tradicionais do DF e sede do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, grupo declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado, em 2004. Além do toque dos tambores e da matraca, os alunos também aprendem, com as coreiras, a dança de roda e a compor toadas. É um verdadeiro mergulho na cultura popular.
Para participar, basta comparecer à sede nas datas e horário das aulas. A atividade está sujeita a lotação, não há inscrições antecipadas e a capacidade das turmas vai de 100 a 150 pessoas. A entrada é gratuita e a classificação livre.
Para Tamatatiua Freire, brincante e filha de Seu Teodoro, a atividade é uma forma aproximar a comunidade do grupo e das manifestações culturais do Centro.