24/10/2019, 07:43
Deputados vão ao governador tentar reverter demissões de trabalhadores
Uma comissão de deputados distritais vai se reunir com o governador Ibaneis Rocha para tentar reverter a demissão de 1.500 trabalhadores terceirizados do SLU. O encontro já foi solicitado e será marcado assim que o governador retornar de viagem. Mais de 300 trabalhadores demitidos ocuparam as galerias do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal na sessão ordinária.
De acordo com o sindicado da categoria, a dispensa teria ocorrido durante transição entre empresas responsáveis pelo serviço de limpeza, da Sustentare para Valor Ambiental e Concita. Do efetivo de 4,5 mil, as novas empresas só aproveitaram 3 mil trabalhadores.
O assunto dominou a sessão ordinária de hoje, com manifestações de vários distritais. O deputado Leandro Grass (Rede) cobrou respeito aos trabalhadores terceirizados. Para ele, falta responsabilidade do governo na política de resíduos sólidos. Grass defendeu uma política “responsável, cidadã e inclusiva”, com respeito e dignidade aos trabalhadores.
O deputado Chico Vigilante (PT) foi um dos primeiros a sugerir uma reunião com o governador, com a participação dos distritais e de representantes dos trabalhadores, para tentar reverter as demissões. Depois foi acompanhado por outros parlamentares. Vigilante lembrou que na época da licitação, ainda no governo de Rodrigo Rollemberg, alertou que o modelo copiado pelo SLU da Alemanha não seria adequado no DF. “O próprio governador Ibaneis Rocha garantiu que os trabalhadores não ficariam sem emprego. Agora está na hora do governador cumprir sua palavra”, disparou, sugerindo que os trabalhadores não aceitem as homologações das demissões.