Menu

25/10/2019, 08:00

Ricardo e Bruno Stuckert ministram curso sobre fotografia no sábado

O fotógrafo oficial do ex-presidente Lula, Ricardo Stuckert, vai contar sua trajetória nos mais de 30 anos de fotografia profissional, conversar sobre a importância da imagem na comunicação política e institucional, falar sobres suas técnicas e apresentar grandes cases neste sábado, 26 de outubro. Além disso, os participantes poderão conhecer as histórias por trás de muitas imagens icônicas capturadas em diversos cantos do Brasil e ao redor de todo o mundo.
O curso será de 9h às 13h, no Copa Network (305 Norte)m e é destinado aos profissionais de marketing político, comunicação, fotógrafos amadores e profissionais, cinegrafistas, políticos e todos que estão interessados em entender, na prática, como transmitir uma mensagem por meio da fotografia.

No encontro, será possível descobrir como Ricardo começou na fotografia política e qual sua relação com a fotografia de temática social. “A oficina será um momento onde os participantes poderão tirar dúvidas sobre uma boa imagem, o uso do celular e a importância das imagens na era digital”, afirma o fotógrafo.

A oficina também contará com a participação do primo de Ricardo, o também fotógrafo Bruno Stuckert. Na palestra “A Estética da Imagem”, Bruno vai contar sua trajetória no fotojornalismo, passando pela fotografia de casamentos, que o tornou conhecido em todo o Brasil. Ele também irá compartilhar experiências sobre o seu mais recente projeto de fotografia artística, o livro “Os Deuses nem sempre vestem branco”, com imagens produzidas na Bahia. 

Sobre Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert tem 32 anos de profissão. Foi fotógrafo oficial da Presidência da República entre 2003 e 2011 e é responsável pelos registros fotográficos do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Foi o diretor de fotografia do documentário da Netflix “The Edge of Democracy”, que questiona os limites da democracia brasileira. Stuckert também trabalhou no jornal O GLOBO e nas revistas VEJA, CARAS e ISTOÉ. Tem ampla experiência de atuação nas áreas de fotografia política e documental. Capta com leveza e simplicidade características importantes que compõem uma imagem resultando em um trabalho de composição da imagem com a arte.

PRÊMIOS E RECONHECIMENTO
Em 1997, Ricardo Stuckert recebeu o prêmio Abril de fotojornalismo pela reportagem publicada na VEJA AMAZÔNIA sobre os índios da Amazônia. Em 2016, foi um dos premiados no Oman 1st Internacional Photography Circuit, premiação de fotografia que reuniu participantes de 45 países. Stuckert concorreu com uma imagem de um índio Kayapó no rio Xingu e recebeu medalha de ouro na categoria Muscat – Pessoas. 
Ainda em 2016, uma imagem feita por Stuckert no Kuarup foi escolhida entre as melhores do ano.  A fotografia dos índios Kalapalo recebeu menção especial no Travel Photographer of the Year, o maior concurso mundial de fotografia. A competição reuniu fotógrafos de mais de 100 países. A foto foi exibida na galeria de arte UK City of Culture celebrations in Hull, em Londres, em  2017. A mesma fotografia de Stuckert foi também premiada no Belgrade Photo Autumn 2016, que reuniu participantes de mais de 55 países e teve mais de 2.700 fotos inscritas. A imagem do Kuarup recebeu medalha de prata na categoria “Preto e Branco” (Open, Monochrome) da competição.