Menu

28/10/2019, 07:25

Mudas de ipês são plantadas em antigo lixão de Taguatinga

Cerca de 130 mudas de ipês foram plantadas na manhã deste sábado (26/10) no antigo lixão clandestino de Taguatinga. Em setembro, uma equipe do GDF Presente desativou o maior depósito irregular, localizado na QNM 38, às margens da BR 070. Durante a ação foi lançado o projeto “Lixo nosso de cada dia”, que ressalta a importância de manter a cidade limpa e o descarte correto do lixo na capital, e uma quadra de areia foi inaugurada. Joaquim dos Santos, 69 anos, mora no local há 43 anos e, desde então, toda vez que olhava para a área via muito lixo e entulho. “Muitos caminhões particulares jogavam lixo e pegavam o barro do espaço. Acredito que agora que cercaram, colocaram uma quadra de areia e plantaram os ipês, as pessoas terão mais consciência antes de jogar lixo”, comenta o policial militar aposentado.

Morando há 23 anos perto do antigo lixão de Taguatinga, Eduardo Dias, 38, lembra que há muito tempo a comunidade local vivia no descaso por conta dos entulhos. “Às vezes o cheiro era insuportável. O pior é que a culpa não era só de carroceiros, por exemplo, mas da própria população que jogava o lixo doméstico aqui. Espero que todos vejam que algo de concreto foi feito e ajude o governo a cuidar desse local, que é nosso”, disse.

A quadra de areia que foi construída no antigo depósito irregular era um pedido antigo da população. Júlia Ribeiro, 11 anos, estreou o espaço com os colegas da Escola Classe 45 de Taguatinga jogando vôlei. “Agora virou um lugar de lazer para a gente frequentar com a nossa família e amigos. Antes não tínhamos esse tipo de espaço e tínhamos que ir para outras cidades”, comemora.