Menu

31/10/2019, 07:19

Gestores da Saúde iniciam debates sobre o Acordo de Gestão Regional

A Secretaria de Saúde deu início ao processo de debate e pactuação de metas que farão parte do Acordo de Gestão Regional. Ontem 120 gestores de todos os níveis assistenciais da rede pública estão reunidos para traçar os indicadores da Saúde para o período de 2020 a 2023.

De forma simplificada, o documento, que será elaborado e assinado por responsáveis pelos serviços, representa a contratualização da administração central da pasta com as sete regiões de saúde Distrito Federal. A formalização do compromisso envolve as Unidades de Referência Distrital (hospitais de Apoio, Materno Infantil e São Vicente de Paulo) e a participação de instituições contratadas (hospitais da Criança, Universitário de Brasília e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF/Iges-DF).

“O objetivo de tudo isso é fortalecermos a gestão por resultados na Secretaria de Saúde. Estabelecemos contratos, que são os Acordos de Gestão Regional, com essas unidades, e definimos ali as pactuações de resultados, que precisam ser acompanhadas para a melhoria da assistência para o usuário”, explica a diretora de Gestão Regionalizada, Mabelle Roque.

Ainda segundo a gestora, esse processo de estabelecimento de metas é realizado desde 2017. Na nova versão do documento, no entanto, há novidades.

A primeira delas é a vigência, com duração de quatro anos (2020/2023), mesmo período do Plano Distrital de Saúde. A segunda novidade, por sua vez, diz respeito à participação do HCB, do HUB e do Iges-DF na pactuação do acordo.