Menu

01/11/2019, 07:39

Homenagem às Mulheres Cidadãs exalta a presença da mulher na política

A participação da mulher em diversas formas de atuação política foi destacada pelos participantes da solenidade em homenagem às mulheres cidadãs no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O autor da homenagem, deputado Eduardo Pedrosa (PTC), considerou que este é um momento de “plantar políticas públicas” em defesa da igualdade. “A política é a ferramenta que temos, tragam ideias porque juntos podemos realizar muito”, conclamou.

Nesse sentido, a chefe da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) da Polícia Civil do DF, Sandra Melo, elogiou o processo de construção da Lei 6.293/2019, de autoria de Pedrosa, que estabelece prioridade para realização do exame toxicológico, na rede pública de saúde, em casos de violência contra a mulher. Segundo ela, o deputado foi à delegacia com uma série de propostas e se prontificou a ajudar. “Esta é uma lei prática de proteção à mulher”, considerou. Ela explicou que esta legislação garante à mulher vítima de violência a coleta e a preservação da prova, mesmo que ela não tenha ido à delegacia fazer a ocorrência no mesmo dia da agressão, por motivo de vulnerabilidade, como, por exemplo, ter sido drogada ou dopada pelo agressor com substâncias psicotrópicas ou sintéticas, sem consentimento. A delegada acrescentou ainda que é necessário a apropriação dos espaços políticos pela mulher para promover mudanças.

Do mesmo modo, a participação da mulher na política foi enfatizada pela secretária da Mulher do DF, Ericka Filippelli. “A política nada mais é do que conhecer a realidade das pessoas e procurar fazer a ponte entre a comunidade e o poder público”, definiu, ao elencar como bandeira a igualdade de direitos e oportunidades. “Para a semeadura dar certo temos que estar juntos”, afirmou.

A sororidade entre as mulheres foi exaltada pela presidente da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil do DF (Libra), Nair Sá. “O empoderamento começa dentro de nós”.