Menu

03/11/2019, 17:49

Novo morador do zoológico já está a caminho

Tem morador novo chegando ao Zoológico de Brasília. Trata-se de uma ariranha macho chamada Macau. O animal chega à cidade por meio de uma recomendação de um programa internacional para a conservação da espécie. Macau desembarca em Brasília no próximo dia 7, vinda do zoológico de Dortmund, na Alemanha.

A ariranha é um animal classificado como ameaçado de extinção de acordo com a lista vermelha do Ministério do Meio Ambiente, que registra as espécies de fauna e flora em perigo de extinção no Brasil. A ESPÉCIE DESAPARECEU DA MATA ATLÂNTICA E CONTA APENAS COM UMA POPULAÇÃO NO CERRADO, QUE HABITA A REGIÃO DO MÉDIO RIO ARAGUAIA. ESTA POPULAÇÃO ENFRENTA AMEAÇAS PELA POLUIÇÃO E DESTRUIÇÃO DO HABITAT.

O diretor de mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis, explica que a chegada do animal ao zoológico local vai muito além de uma nova atração para visitantes. Trata-se, de acordo com ele, de um trabalho primordial realizado por zoológicos do mundo que busca retirar a espécie do nível de ameaça de extinção.

“Existe um esforço interno entre os zoológicos para manter uma população de ariranha viável sob os cuidados humanos, ou seja, nesses espaços. O objetivo é, de, no futuro, recolocar esses animais em seu ambiente natural. O objetivo final é contribuir para a redução do nível de ameaça de extinção que a espécie enfrenta”, conta o biólogo. “É como se fosse a arca de Noé. Os zoológicos ajudam a resguardar essas espécies, com um manejo genético correto, para evitar que eles desapareçam de seus ambientes naturais”, completa.

Desde o ano de 1975, o Zoológico de Brasília já conseguiu 68 reproduções da espécie, sendo considerado o mais bem-sucedido no mundo nesse quesito. O número expressivo possibilitou que muitas ariranhas sob cuidados humanos na Europa e nos Estados Unidos tenham uma relação de parentesco com animais nascidos em Brasília.