14/11/2019, 08:00
Moradores terão coleta de lixo na porta de casa
As residências do Sol Nascente e Pôr do Sol localizadas em áreas já pavimentadas passaram a receber o serviço de coleta de lixo, “na porta de casa”. O Governo do Distrito Federal adquiriu três caminhões menores, de 6 metros cúbicos, para a realização do serviço. Os novos veículos têm um terço do tamanho dos caminhões maiores, que têm 19 metros cúbicos. O que acontecia é que, como muitas ruas da região são estreitas, os veículos não conseguiam fazer a coleta. Muitos moradores, por exemplo, percorriam até um quilômetro para levar o lixo nos papa-lixo ou até a avenida mais próxima.
Agora, como os novos modelos são menores, eles conseguem entrar nas ruas mais estreitas. O serviço levará mais conforto e dignidade para os cerca de 120 mil moradores da localidade, como Laudeci Alves de Souza, 50 anos, que acompanhou o primeiro dia de trabalho dos novos equipamentos, no Sol Nascente. “Era um sofrimento muito grande para nós. A coleta de lixo era complicada aqui. Tínhamos que sair de casa e levar o lixo para a avenida. Agora, vejo carros novinhos e bonitinhos entrando em nossas ruas. Estou muito satisfeita”, afirmou.
A auxiliar de serviços gerais Aidê Pereira da Silva, 51 anos, conta que, em dias de chuva, a situação era ainda pior. “Às vezes quando saíamos para levar o lixo o caminhão já havia passado. Agora vai melhorar bastante porque ele será recolhido na porta das casas, não vamos mais nos preocupar com a chuva. É só colocar o lixo na porta e pronto. Quando vi os novos caminhões e fiquei sabendo da novidade gostei bastante”, confessou.