28/11/2019, 08:46
Solares Brincantes abre roda de tradições feita por mulheres da cidade
Uma roda de encanto, ancestralidade e sabedoria. Esse é o Solares Brincantes, que estreia na cidade mostrando a força do protagonismo da mulher nas nossas culturas populares. A brincadeira, feita por mulheres brincantes, tem como propósito revelar a potência e o sagrado feminino na cultura popular brasileira. Maria Pé de Vento, Maria das Alembranças, Sereia Luzia da Estrela Molhada e Cabocla Amaralina são as personagens, que contam suas histórias a partir da música, da dança e do teatro popular, rompendo o silenciamento que é imposto à mulher, e moldando novas ciências a respeito do feminino ancestral. O espetáculo Solares Brincantes tem estreia no Espaço Cultural Renato Russo, nos dias 06, 07 e 08 de dezembro, sexta e sábado, às 20h, e domingo às 19h, com entrada R$20,00 a inteira.
Sobre o projeto
O inédito Solares Brincantes é um projeto colaborativo de criação artística e apreciação de processos criativos entre mulheres brincantes e público. O projeto traz mais uma abertura na cena contemporânea para as inventivas brincadeiras tradicionais da cultura popular brasileira na cidade. São quatro solos, de Luciana Meireles, Camila Oliveira, Júnia Cascaes e Letícia Coralina. Cada brincante, com a benção de suas mais velhas, mestras de vida, com suas vivências, pesquisas e brincadeiras nos quintais Brasil adentro, trazem pelo menos 10 anos de experiências com a capoeira, o samba de coco, o samba de roda, com as bandas de pife, a palhaçaria, o mamulengo, o teatro de terreiro, o samba pisado, a pedagogia griô, o maracatu rural e cavalos marinhos. Em suas jornadas, perceberam como o corpo da mulher e os espaços ocupados por elas tem sido lugares de dominação, exploração e silenciamento, com consequente desqualificação de suas funções desempenhadas. E mesmo dentro das manifestações das Culturas Populares, que em suas raízes trazem a luta e a resistência diante do sistema hegemônico excludente e colonizador, as desigualdades tanto de gênero quanto racial ainda estão presentes. Assim, surge a necessidade de abrir a roda, brincando com o protagonismo delas, ampliando possibilidades de diálogos, reflexões e brincadeiras.
O espetáculo Quatro mulheres brincantes, quatro figuras encantadas se encontram para uma amarração de mistérios para o futuro, atravessando lembranças do passado, expressões de sabedorias e o gozo de uma lavação profunda de alegrias, tristezas e agonias que já podem se encaminhar para o mar da eternidade. Solares Brincantes é um portal que se abre para que o público conheça e festeje essa grande brincadeira em louvação ao feminino ancestral. As anfitriãs são as encantadas Maria Pé de Vento, Maria da Alembranças, Luzia da Estrela Molhada e Cabocla Amaralina, cada uma com seus encantes, revelando uma face do mistério e da magia de quem transcende para re-existir.
Ficha Técnica Realização: Casa Moringa; Direção: Camila Oliveira, Luciana Meireles, Júnia Cascaes e Zé Regino e Leticia Coralina; Brincantes: Camila Oliveira, Luciana Meireles, Júnia Cascaes e Leticia Coralina; Músicos: Daniel Carvalho, Gabi Tunes, Nara Oliveira, Shaira Ribeiro, Laura Dorneles, Fernando Cheflera, Isac Martins, Rafael Severo, Marília Nóbrega, Mariano Toniatti, Ely Janoville; Concepção e operação de luz: Ana Quintas; Técnico de Luz: Lemar Rezende; Figurino: Camila Oliveira, Aline Corujas, Maria Villar, Luciana Meireles, Júnia Cascaes, Leticia Coralina, Natália Solorzano; Coordenação de Produção: Marina Olivier e Camila Oliveira; Produção: Marina Olivier; Assistência de Produção: Deni Moreira; Arte Gráfica e Design: Aline Corujas; Fotografia: Tatiana Reis; Filmagem: Thiago S. Araújo; Assessoria de Imprensa: Davi Mello.