Menu

04/12/2019, 17:58

Sessão Solene celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

Em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), comemorado em 23 de novembro, será realizada no Congresso Nacional, em Brasília, uma Sessão Plenária com apresentação de representantes de instituições que atuam na causa do câncer infantujuvenil para Deputados e Senadores. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), por ano, no país, ocorrem mais 12 mil novos casos da doença, que representa a primeira causa de mortalidade, por doença, na faixa etária de 1 a 19 anos.

A Sessão Plenária acontecerá na quarta-feira do dia 11 de dezembro, às 9h, no Plenário Ulisses Guimarães. Além da presença de parlamentares, o evento contará com representantes da sociedade civil (hospitais, casas e instituições de apoio), pacientes e familiares e demais apoiadores da causa.

Visando debater o tema e encontrar soluções para aumentar os índices de cura, uma Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer Infantojuvenil foi formalizada no dia 24 abril pelo Deputado Federal Bibo Nunes e contou com o apoio de 211 Deputados de diversos partidos e Estados. Em agosto, foi lançada oficialmente uma grande mobilização da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer Infantojuvenil formando a “Aliança Pela Vida”, que uni esforços em prol da causa.

A “Aliança Pela Vida” tem como objetivo a mobilização de atores governamentais e institucionais na discussão destas melhorias, para que o câncer infantojuvenil seja considerado prioritário para as políticas públicas. O movimento conta com organizações de representatividade nacional de apoio a crianças com câncer, como o Instituto Ronald McDonald (IRM), o Instituto do Câncer Infantil (ICI), a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediatria (SOBOPE) e a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC).

Para o presidente da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer Infantojuvenil (Aliança Pela Vida), Deputado Federal Bibo Nunes: “Esta é uma causa que toca a todos e precisa concentrar esforços para trabalhar por políticas públicas e recursos que abracem esta luta. Vamos homenagear essa causa no Congresso Nacional e abrir caminho cada vez mais para o apoio governamental e da sociedade civil. O câncer infantil precisa do apoio de todos e é uma pauta que deve ser abraçada pelo parlamento.”