Menu

19/12/2019, 19:57

Saúde e CBMDF combatem o mosquito no Arapoanga

Agentes de campo da Secretaria de Saúde e soldados do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) visitaram, nesta semana residências do Arapoanga, em Planaltina. A região foi escolhida para ser o projeto-piloto da operação Supressão do mosquito. O objetivo é instalar, nas casas do bairro, até 4 mil armadilhas para a captura do Aedes aegypti como parte das ações de combate à dengue no local.

As armadilhas são colocadas em ambientes sombreados, a um metro e meio de altura, porque o mosquito faz voos baixos. Os recipientes não possuem veneno algum, apenas água, que atrai os insetos para depositar suas larvas no local.

Assim que entram na armadilha, ficam presos nela. Entre 15 e 60 dias depois, as equipes voltam às residências para conferir os recipientes e avaliar a incidência do mosquito nas residências.

Durante a operação, nove ônibus do Corpo de Bombeiros foram utilizados para transportar cerca de 350 soldados. Eles atuaram ao lado de 25 servidores da Secretaria de Saúde, em dez caminhonetes da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival). E visitaram, em duplas, as residências do Arapoanga.