25/12/2019, 14:37
Lançamento do Satélite CBERS 04A é comemorado por Bolsonaro e Xi Jinping
por Isabel Almeida
O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, trocaram mensagens de congratulações pelo lançamento bem-sucedido de mais um satélite de recursos terrestres China-Brasil.
O Satélite-4A de Recursos Terrestres China-Brasil (CBERS-4A) foi lançado em um foguete Longa Marcha-4B às 11h22 do dia 20 de dezembro (horário de Beijing), do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na Província de Shanxi, norte da China.
Em nota, o presidente da China, Xi Jinping, comemorou o sucesso da operação, disse que o projeto do Satélite de Recursos Terrestres China-Brasil foi iniciado há 31 anos, abrindo um leque para a cooperação aeroespacial entre os países em desenvolvimento, sendo um exemplo da cooperação sul-sul.
Este ano, comemora-se o 45º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Brasil. O líder chinês espera que ambos impulsionem ainda mais as cooperações na área aeroespacial no futuro, enriquecendo assim, o conteúdo da parceria estratégica integral China-Brasil.
Bolsonaro declarou em sua mensagem de congratulações que, ao longo dos anos, o Brasil e a China realizaram uma cooperação frutífera no campo aeroespacial. O lançamento e a operação bem-sucedidos do satélite CBERS-4A é outro dos importantes resultados alcançados por ambas as partes, esperando-se que desempenhe um papel importante no monitoramento e utilização dos recursos naturais nos dois países.
O Brasil está disponível, segundo palavras de seu presidente, a fortalecer a cooperação amigável em vários campos com a China.
Tags: mundo diplomatico