Menu

03/01/2020, 08:04

Izalci espera corrigir distorções na carreira militar em comissão do Executivo

O governo deve criar em janeiro de 2020 uma comissão, envolvendo técnicos dos ministérios da Economia e da Defesa, para analisar pleitos de setores militares insatisfeitos com a recente reestruturação da carreira (Lei 13.954, de 2019). A informação foi dada pelo vice-líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, Izalci Lucas (PSDB-DF), em entrevista à Agência Senado.

A criação da comissão, que também contará com parlamentares, foi negociada por Izalci diretamente com o presidente Bolsonaro no início de dezembro de 2019. Na época, o Senado analisava o projeto de reestruturação (PL 1.645/2019), sofrendo pressão de associações de militares de baixas patentes — sargentos, cabos e soldados — que reclamavam que a proposta beneficia as cúpulas da carreira militar, negligenciando as patentes mais baixas.

Para Izalci e Major Olimpio (PSL-SP), o projeto continha distorções e parte das demandas desses segmentos era procedente. A reestruturação baseou-se em parte na meritocracia, através da criação, por exemplo, do Adicional de Habilitação. O problema é que o adicional terá como base a realização de cursos que, até o final de 2019, eram restritos a oficiais de altas patentes.

Na entrevista, Izalci disse que já solicitou documentação às associações que representam a base da carreira militar para subsidiar a atuação da comissão governamental.