Menu

20/01/2020, 17:41

Detran flagra 13 motocicletas com escapamento irregular no Sudoeste

o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)realizou a segunda ação da operação Sossego, que tem o objetivo de retirar de circulação as motocicletas com escapamento irregular que produzem barulho excessivo. A ação ocorreu no Sudoeste e, em duas horas, os agentes de trânsito abordaram 245 motociclistas.

Durante a operação, foram autuados 13 motociclistas por escapamento irregular, sete inabilitados, três com a CNH vencida e 11 por infrações diversas. Os agentes recolheram 12 motos ao depósito. De acordo com o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Francisco Saraiva, o motociclista autuado por escapamento irregular pela primeira vez tem cinco dias para realizar o conserto do veículo e apresentá-lo ao Detran. Em caso de reincidência, a motocicleta é levada diretamente ao depósito.

O diretor Saraiva, enfatiza que o objetivo da ação não se limita ao barulho excessivo causado por escapamentos irregulares, mas em verificar se os motociclistas possuem as condições necessárias para uma direção segura. “A fiscalização de trânsito quer proporcionar segurança a todos os usuários das vias do DF, por isso estamos atentos às condições dos veículos, aos itens de segurança e se o condutor possui a habilitação necessária”, ressalta Saraiva.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é infração grave e acarreta multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. No ano passado foram registradas 1.259 infrações por escapamento irregular no DF. Em 2020, de acordo com um levantamento preliminar, nos 15 primeiros dias do ano, foram registradas 68 infrações relativas ao escapamento de moto.

Operação Sossego

Lançada no dia 8 de janeiro, a operação Sossego ocorrerá semanalmente numa região do Distrito Federal. Durante a ação, os agentes de trânsito realizam simultaneamente blitzes em pontos estratégicos da cidade. Na primeira operação, ocorrida em Águas Claras, 110 motociclistas foram abordados. Desse total, 15 foram autuados por conduzir veículo com o escapamento irregular.