04/02/2020, 15:00
Música e absurdo em cena no espetáculo “O Rinoceronte”, de Hugo Rodas
Com músicas de Edith Piaf, tocadas ao vivo, pelo trio Gabriela Correa (voz), Pedro Tupã (acordeom) e Iano Fazio (contrabaixo), a plateia é recebida para as sessões de “O Rinoceronte”, em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo, às sextas e sábados, até 15 de fevereiro. Depois de Piaf, entra em cena o restante do elenco, composto por 12 artistas da Agrupação Teatral Amacaca para dar corpo e voz ao texto ácido de Eugène Ionesco, na versão do maestro do teatro, Hugo Rodas.
Em tempos de caos político, a montagem leva a plateia a traçar paralelos sociopolíticos com o hoje, mesmo diante da idade do texto, lançado em 1956. O tema que permeia a peça está fortemente presente atualmente: a cultura do ódio e o efeito manada. A metáfora da metamorfose dos personagens são certeiras e fazem pensar sobre nossa realidade social recente.
A trama se passa em uma pacata cidade que começa a ser perturbada pela estranha aparição de um rinoceronte em suas ruas. Logo, os bichos aparecem aos montes, frutos da transformação de seus habitantes. “O rinoceronte alude aos neo-fascistas por ser um animal míope, que não enxerga bem o que tá acontecendo, além de ser um bicho grande, grotesco, violento e com muita força”, aprofunda a atriz Rosanna Viegas.
A atualidade do texto é uma das marcas que impulsiona o elenco no palco. “Falamos da loucura que é o fascismo e da iminência dele. O texto é da época do pós-guerra e aponta para um período pré-guerra, como o que vemos nesse momento em muitos países da América Latina”, analisa a atriz Camila Guerra.
Identidade
A trilha musical ao vivo e o ritmo compassado que prendem o espectador são elementos da assinatura da dramaturgia da ATA, concebida como uma orquestra de atores com talentos múltiplos, como música e dança, a agrupação é regida por Hugo Rodas, que carrega mais de cinco décadas dedicadas ao fazer teatral. Em atividade desde 2009, a ATA é formada por Abaetê Queiroz, André Araújo, Camila Guerra, Dani Neri, Diana Porangas, Flávio Café, Gabriela Correa, Iano Fazio, Juliana Drummond, Luiz Felipe Ferreira, Nobu Kahi, Pedro Tupã e Rosanna Viegas.
Serviço
“O Rinoceronte”, com direção de Hugo Rodas
Sextas e sábados, 7 e 8, 14 e 15 de fevereiro, sempre às 20 horas
No Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Vendas pela plataforma Sympla ou na bilheteria do Teatro (com abertura uma hora antes do espetáculo)
Classificação etária: 16 anos
Informações: (61) 9606-5615