Menu

18/02/2020, 21:57

Hemocentro precisa de doações de sangue na semana pré-Carnaval

Na época de Carnaval, o número de coletas na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) diminui consideravelmente por causa da saída da população e dos dias que a unidade fica fechada, devido ao feriado. Por isso, a semana pré-carnaval é estratégica para abastecer os estoques de sangue da unidade o quanto antes. Mas precisa do apoio de doadores regulares e cidadãos que praticam o gesto solidário antes dos festejos.

“Somos responsáveis por fornecer os hemocomponentes de toda a rede do Distrito Federal. Se ficarmos com baixo movimento, estamos falando de um impacto enorme para as pessoas que precisam de sangue. Por isso, é muito importante estimular a vinda das pessoas no período antes do carnaval”, afirma o diretor-executivo do Hemocentro, Alexandre Nonino.

De acordo com o gestor, os estoques do O negativo são os mais preocupantes, pois estão abaixo do estratégico. Esse grupo sanguíneo é conhecido como “doador universal” por ser utilizado no paciente de qualquer tipagem sanguínea, em situações críticas e de emergência. Contudo, o número de doadores desse tipo tem se tornado cada vez mais escassos.