Menu

04/12/2018, 08:10

“A nova face da xilogravura” é a exposição de dezembro no Pátio

Quando Marco Antonio Fabro se aposentou, não teve dúvidas: preencheria seu tempo com o que sempre o intrigou, as xilogravuras. Admirador das obras de M.C.Escher (1898 – 1972), mesmo sem saber exatamente o desenrolar do processo de produção, virou aluno da UnB e logo descobriu seu talento para a arte. Agora, traz para o Pátio Brasil algumas de suas obras, na exposição “A nova face da xilogravura”, que começa hoje e vai até 2 de janeiro.

Uma xilogravura é o resultado da convergência de três processos distintos: a elaboração do desenho, a gravação da matriz e a impressão dessa matriz em um suporte. Na xilografia tradicional, o processo de gravação traz consigo uma dicotomia: o gravado fica branco e o não gravado, preto. Isso acaba implicando em alguma limitação na elaboração da imagem. Entretanto, marcando inicialmente na matriz faixas com 1 mm de largura e reduzindo, pela gravação, seletiva e adequadamente essa largura, Marco Antonio Fabro consegue proporcionar a sensação de “tons de cinza”, dando origem a uma nova face para a xilogravura, que é exatamente o que o artista traz para a mostra.

O Pátio Galeria fica no 1º piso do Pátio Brasil e funciona no mesmo horário que o shopping: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 13h às 19h. A entrada é gratuita.