Menu

18/03/2020, 15:41

BRB vai liberar R$ 1 bilhão para comerciantes que tiveram prejuízos com fechamento de lojas

Em conversa entre o presidente do Sindivarejista-DF, Edson de Castro e o presidente do BRB, Pulo Henrique, em relação ao comunicado do governador sobre o fechamento dos shoppings no DF, por tempo indeterminado, Edson demonstrou muita preocupação em relação ao que diz respeito a economia local, onde poderá trazer mais falências do que falecimentos e consequentemente a geração de desemprego por conta desta medida.  Porém, o presidente do sindicato deixa claro que “muitas vezes devemos cortar na nossa própria carne quando for para o coletivo, mesmo sabendo que o setor vai ter um prejuízo muito é melhor que isso aconteça agora e a saúde do Distrito Federal seja preservada”, disse. 

A conversa aconteceu para que juntos pudessem encontrar uma solução para que o coronavírus (Covid-19) não cause mais danos a economia, e juntos buscaram facilidades de linhas de créditos para empresários locais.

O Banco de Brasília (BRB), que já havia anunciado uma saída emergencial com abertura da linha de crédito de R$ 1 bilhão para empresários ressaltou essa parceria tranquilizando aqueles que poderiam sair no prejuízo. 

Segundo o Presidente Pulo Henrique, o crédito pode ser contratado por meio do “BRB Progiro – Capital de giro”. Para ter acesso, as empresas precisam ser associadas à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio), Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) ou à Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL).

“Nós lançamos uma linha de crédito especifica para auxílio ao setor produtivo do Distrito Federal, com taxas de juros a 0,80%, com 6 meses de carências e 36 meses para o pagamento. Estamos alocando até 1 bilhão de reais para auxiliar nessa necessidade momentânea. Para aqueles que precisarem de recursos por um prazo maior nós também teremos outras linhas de negociações com carência de mais anos e com taxa de juros maiores, porém ainda abaixo do mercado”, ressaltou o presidente

Além disso, o banco está indicando um local específico para concentrar esse segmento, diretamente na plataforma de negócios do Banco de Brasília (BRB), na Fecomércio-DF, se trata de um ambiente conhecido e lá podem atender de maneira diferenciada.