Menu

15/04/2020, 19:57

Banco Inter lidera ranking de reclamações do Banco Central

O banco Inter ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no primeiro trimestre deste ano, informou o Banco Central (BC). Nesse ranking, foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes. O banco Pan ficou em segundo lugar, seguido pelo BMG.

No período, o BC recebeu 780 queixas consideradas procedentes contra o banco Inter, a maioria relacionada a “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking” (231 queixas).

O banco Pan recebeu 792 reclamações, a maioria referentes a “irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados à operações de crédito” (125 casos). Já o BMG recebeu 407, a maioria sobre “oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada” (124).

Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC. As reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional.

Quando a reclamação chega ao Banco Central, ela é encaminhada para o banco, que tem prazo de 10 dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.