Menu

21/04/2020, 09:03

Produção de ovos caipiras cresce em todo o DF

A agricultura familiar do Distrito Federal produziu, em 2019, mais de 900 mil dúzias de ovos caipiras, um aumento de 20% em relação a 2018. A produção de carne de frango caipira ficou em 434 toneladas em 2019.

A coordenadora de avicultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), Adriana Zica, avalia esse crescimento como tendência nacional da população por uma alimentação mais saudável. “Segundo as pesquisas nacionais, houve uma diminuição no consumo de leite e de carne vermelha e um aumento no consumo de ovos e de carne de frango”, explica.

Alimentação saudável

Adriana lembra que, devido ao problema de peste suína na China, em 2019, o Brasil aumentou a exportação de carnes suína e bovina, o que causou aumento de preços no mercado interno. Isso refletiu no aumento do consumo de carne de frango. “Mas a tendência à alimentação saudável é uma realidade que vemos, inclusive, na redução do consumo de açúcar no Brasil, em mais de 40% no ano passado”, atenta.

Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo per capita de ovos tem aumentado ano a ano (veja quadro abaixo). “Muitas dessas dietas saudáveis desaconselham o consumo de carne vermelha e estimulam o consumo da proteína do ovo, por ser saudável e barato”, ressalta a coordenadora de avicultura.

Hoje o Distrito Federal conta com 4.702 produtores de aves, dos quais 4.292 são pequenos produtores atendidos pela Emater. Os demais são avicultores industriais que, de acordo com a legislação, precisam ter um médico veterinário contratado como responsável técnico pela produção.