Menu

07/12/2018, 10:00

Entidades relatam dificuldades enfrentadas pelos artesãos no Brasil

Parlamentares e representantes de entidades ligadas ao artesanato destacaram a importância de iniciativas de apoio à atividade. Eles participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. O evento debateu os 20 anos do projeto “Artesanato Solidário”.

Idealizado pela ex-primeira dama da República Ruth Cardoso (falecida em 2008), o ArteSol atua na valorização e promoção do artesanato tradicional brasileiro, por meio de estratégias focadas na sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural de comunidades de baixa renda.

Participantes do debate na Câmara relataram as principais dificuldades enfrentadas pelo artesanato brasileiro. A presidente da Central Veredas, entidade que reúne nove associações do noroeste de Minas Gerais, Maria Cleide Gomes do Nascimento Assis, explicou que um dos principais entraves é a necessidade de capital de giro, pois os artesãos precisam do produto final para ganhar dinheiro. “Eles próprias correm atrás da matéria-prima, enquanto, em qualquer outra forma de ofício, a pessoa tem parte do incentivo financeiro para trabalhar”, disse.