Menu

23/04/2020, 16:28

Testes rápidos nos idosos do Hotelaria Solidária

Os primeiros 100 idosos, de um total de 300, começaram a ser hospedados no Brasília Palace Hotel como previsto pelo programa “Sua Vida Vale Muito – Hotelaria Solidária”, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

Para garantir a segurança dos selecionados na iniciativa, todos passaram por testes rápidos para detecção da Covid-19, aplicados por equipes da Secretaria de Saúde.

O programa tem como objetivo atender pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, sob risco de contaminação pelo coronavírus em suas residências. A ideia é garantir por três meses o isolamento efetivo dos idosos, que são um grupo de risco durante a pandemia.

Uma nova aplicação de testes rápidos está prevista no hotel na próxima semana, como forma de reforçar os protocolos de segurança. Além disso, uma equipe de saúde volante será destacada para monitorá-los ao longo dos três meses. Eles verificarão tanto a condição deles quanto suas necessidades.

A medida é importante para a aposentada Gasparina Ferreira, 66 anos, uma das hospedadas no Brasília Palace Hotel. “No meu caso, moro com minha filha que é casada e tem um bebê. Eles tiveram que sair de casa para eu ficar em isolamento social. Se eu estiver hospedada aqui, eles podem voltar para a casa deles, e eu fico mais segura”, conta.

Outra situação é a do pedreiro Alcino de Araújo, 62 anos, que mora junto com 11 pessoas, entre filhos e netos. “Mesmo no isolamento, eles não param em casa.

 Já estava ansioso para ficar hospedado logo. Aqui estou mais seguro e protegido”, afirmou.