19/05/2020, 12:11
Rio reduz velocidade de contágio com isolamento, diz especialista
A cidade do Rio de Janeiro vem reduzindo a velocidade da expansão do contágio pelo novo coronavírus. Esse indicador, que já chegou a 0,06 há cerca de uma semana, atingiu hoje (18) a marca de 0,039. De acordo com o responsável pelo cálculo, o economista e professor de pós-graduação do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Thiago de Moraes Moreira, ainda é cedo para falar em retomada das atividades, mas é possível constatar que as medidas de isolamento na cidade têm surtido efeito.
“É importante que as pessoas que estão respeitando a quarentena também se vejam na estatística. Fica todo mundo com medo de aparecer na estatística de contaminados ou de mortes. Mas, quando a gente vê que o resultado da quarentena está produzindo efeitos, acho importante bater nessa tecla de que faz diferença”, diz.
Moreira faz parte do gabinete científico da prefeitura do Rio, que reúne especialistas para auxiliar a prefeitura a definir medidas para reduzir o contágio pelo novo vírus. Diariamente ele calcula, com base no número total de infectados no município, com qual a velocidade o vírus se espalha na cidade.
“É importante a gente dar uma boa notícia, até com intuito de mostrar para a população que o sacrifício está produzindo resultados. É muito ruim, pelo menos para a grande maioria, que está respeitando a quarentena, olhar diariamente para os veículos de imprensa e parecer que não está adiantando de nada e que os números só crescem, que só está piorando. As pessoas começam a questionar a própria efetividade da quarentena. É importante dizer que sim, está e tem-se resultados importantes”, diz.