14/06/2020, 13:22
Sanear Dengue inspecionou 6.109 reservatórios do Aedes aegypti
As equipes do programa Sanear Dengue visitaram, esta semana, as regiões administrativas de Sobradinho, Ceilândia, Santa Maria e Samambaia. Os agentes inspecionaram um total de 6.109 reservatórios do mosquito Aedes aegypti nas quatro cidades.
Sobradinho foi a última na semana a receber as ações do Sanear Dengue. Lá, 400 imóveis foram visitados, 2.053 depósitos inspecionados e 175 tiveram que ser tratados. Ainda encontraram 122 imóveis fechados e 13 em que os moradores recusaram a visita. Também foram examinados entulhos encontrados ao longo do caminho pela equipe de combate à dengue.
Pelo último Levantamentos de Índices Rápido do Aedes aegypti do Distrito Federal, o DF está em estado de alerta e o reservatório predominante é do tipo A2 – depósitos para armazenamento de água para consumo humano a nível do solo – tinas, baldes, tonéis, entre outros.
O secretário de Saúde, Francisco Araújo, ressaltou a importância de mais uma semana de intenso combate contra o Aedes aegypti, lembrando que “a obtenção de bons resultados no combate à dengue depende muito da colaboração e da participação dos moradores, principalmente neste momento de pandemia em que estão todos em isolamento social, ficando mais tempo em suas residências”.
O diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Edgar Rodrigues, participou da abertura das ações e enfatizou as medidas preventivas e de controle. Ressaltou que são ações simples e em quase sua maioria, estão dentro da própria casa dos moradores.