30/09/2020, 14:01
O meio de transporte alternativos, as bicicletas mudam a paisagem dos centros urbanos
Por: Cassinho Brazil
Contato: brcassinho@gmail.com
Em várias cidades no mundo as bicicletas estão sendo uma opção de meio de transporte alternativos e muito relevante, que mudam a paisagens nos principais centros urbanos do planeta. Em nosso território nacional, são poucas, por inúmeros motivos, a falta de infraestrutura das nossas ciclovias, a insegurança, por isso, que a população deixa o costume de pedalar e ficar no fim da lista como prioridade do seu Dia-a-Dia.Mas será que nesta pandemia não oferece a oportunidade de se tornar a nossa vida mais saudável, sustentável e até para uma atividade física regular? Afinal, o que faria mais gente optar pelas bicicletas?
As bicicletas são uma opção de transporte seguro, individual, embora não polua o meio que vivemos? Ou seja, no nosso meio ambiente, é tão barato, benéfica a saúde e a possibilidade do distanciamento social, pedalar, hoje virou um tipo de opção para uma pequena parcela da população que topa circular entre os veículos motorizados. Ás ciclofaixas desenhadas dentro dos padrões de segurança,em muitos casos contribuem para a redução de acidente e do risco de lesão. Quem pedala entende a importância desse tipo de proteção nas largas avenidas e as rodovias com grande fluxo de veículos pesado. Em vários países Américas Latina, como: Bogotá, Uruguai, Chile, Argentina, Panamá, Porto Rico e a Cidade do México,se dedicaram a se conectarem a expandir ás suas redes de cicloviárias e criaram soluções rápidas eficientes em suas avenidas e em eixos importantes. Já no Brasil, na cidade mineira de Belo Horizonte criou se um corredor de 30 quilômetros, que corta a zona Leste até a zona oeste da cidade. Em Curitiba, as paradas de ônibus começaram a se adaptarem aos ciclistas. Em todos Distrito Federal, há um crescimento de expansão nesse meio de transporte alternativo e possuímos a maior malha destinada a esse tipo de transporte, são 553 quilômetros de ciclovias.
Os espaço dedicados aos ciclistas de Brasília, são; Eixão da cultura e do lazer, as várias ciclovias espalhas por todas as cidades satélites das regiões administrativas do Distrito Federal, nos principais parques da nossa bela cidade e nos pontos turísticos, que despontam na mudança da paisagem. Depois Vêm São Paulo, com 504 quilômetros e o Rio de Janeiro, com 450 quilômetros.
Aos poucos , vêm um crescimento e a quantidade de entregas urbanas feitas por bicicletas.À medidas que aumenta o comércio on-line e aos centros de distribuição logística se transferem para os bairros centrais proporcionando a uma nova ocupação de prédios vazios e subutilizados, as maiores oportunidades de substituir as motos e vans, por bicicletas.Em Now York, DHI, Amazon e UPS, já testam desde de 2019 os triciclos com baú de carga, algumas assistidas por tração elétrica.O importante pensar no agora, nas ciclofaixas mais largas do que de padrão mínimo que costumamos adotar, aqui no Brasil.
Os britânicos decidiram investir no adicional de 250 milhões de libras em programas sociais do governo, para incentivar a pedalar ao trabalho, que destina mais espaço público para os ciclistas, alarga ciclofaixas e cria faixas só de circulação compartilhadas de ônibus e por bicicletas com mais pessoas se exercitando, o governo prevê uma economia de 8 bilhões de libras com saúde.Não quer perder a oportunidade de encorajar o que entende ser a oportunidade em uma geração de alterar a forma como as pessoas se deslocam no Reino Unido.
A bicicleta com pedal assistido permitem vencer rampas com facilidade adequando ao esforço físico da pedalada ao que o ciclista pretende despender. Posso dizer por experiência própria que ela soluciona uma das principais barreiras apontadas por potenciais usuário; não é preciso ser um atleta e se vestir como tal para poder pedalar ao trabalho. Com os grandes avanços na previsão meteorológica, os melhores dias para se pedalar ao trabalho podem ser identificado com a devida antecedência.
Antes da pandemia, muitos previam a eletrificação dos ônibus, os caminhões e os carros como os próximos avanços no nível elevadíssimo cenário da mobilidade urbana.A mais recente versão dos patinetes tem rodas maiores e se parece com o prima bicicleta. Seria, agora a vez da bicicleta reinar, que tanto contribui para a saúde, o bem estar e ao meio ambiente, renovar a estrutura o transportes das nossas cidades.
História da Bicicleta: Tudo começou com a “draisiana”,o primeiro meio de transporte a se utilizar com duas rodas. Ela foi inventada pelo alemão Karl Von Daris, em 1817,e tinha uma espécie de viga de madeira com duas rodas ligadas e alinhadas no sentido do giro, um banco e uma alavanca.