Menu

30/09/2020, 22:10

Dobra oferta nas agências do trabalhador

Em apenas 15 dias, o número de vagas oferecidas pelas agências do trabalhador praticamente dobrou e bateu um novo recorde no ano: 925 oportunidades de emprego para esta quinta-feira (1º/10). A meta da Secretaria do Trabalho, responsável pelas agências do trabalhador e pela captação das vagas, é multiplicar esses números. Por isso, a pasta reforça o time de servidores em contato com as empresas em busca de novas oportunidades.

O secretário do Trabalho, Thales Mendes, explica que o sucesso na oferta de empregos tem sido possível devido a pelo menos três fatores. “Primeiro, o reaquecimento da economia com a permissão para reabertura das empresas; depois, a quantidade de obras do próprio governo e os incentivos oferecidos; e, em terceiro lugar, o trabalho de buscar junto às entidades representativas de cada segmento o acesso às empresas, para que possamos oferecer nossos serviços de agenciamento”, enumera.

Com esse acesso facilitado, servidores da secretaria entram em campo para oferecer os serviços de recursos humanos às empresas. Desta forma, além de ofertar diariamente as oportunidades aos candidatos, as agências do trabalhador têm acesso a um banco de intermediação de vagas, em que estão cadastradas pessoas que deram entrada no seguro desemprego.

“Quando surge uma oportunidade de trabalho, cruzamos as informações neste banco de dados e selecionamos o perfil. Assim, entramos em contato e perguntamos se a pessoa tem interesse em participar do processo seletivo”, esclarece Thales.

A outra via é a pessoa interessada ir até uma das agências para se candidatar a uma das vagas oferecidas. “Geralmente, enviamos três pessoas por vaga ofertadas, para dar a possibilidade de a empresa escolher o candidato mais próximo do que deseja”, acrescenta o secretário.

Capacitação

O quadro de vagas das agências do trabalhador normalmente oferece oportunidades para todos os níveis de escolaridade, para pessoas com ou sem experiência. Porém, os melhores salários costumam ser ofertados para quem tem mais qualificação.