Menu

26/11/2020, 16:44

Brasília perde um mestre do violão e representante do associativismo local

O Paranoá teve uma grande perda na noite desta quarta-feira (25/11), um dos pioneiros da região, João Gomes Pereira, o “João do Violão”, faleceu aos 61 anos por um mal súbito, dentro de casa.

João do Violão também era músico, radialista comunitário e ex-presidente da Associação Comercial do Paranoá e Itapoã. Conhecido como uma pessoa que levava música e alegria por onde passava, também ganhou destaque durante sua participação ativa no acesso  a população ao Sistema Único de Saúde do Distrito Federal.

O presidente Federação das Associações Comerciais do Distrito Federal (FACI-FEDERA DF), Valdeci Machado, falou sobre o sentimento de falta que o servidor irá deixar e destacou momentos em que João unia todos com sua música e presença: “Em todos os eventos que íamos ele sempre demonstrava aquela empatia  e alegria, em uma viagem que fizemos,  João animou a todos durante o trajeto,  cantando e tocando seu violão (…) então para todos nós é isso que fica, nosso luto! Mas eu entendo que ele teve que atender o chamado do pai”, finalizou.

Em nota de pesar a Secretaria de Saúde  lamentou  o  falecimento  e   destacou  sua jornada como Pioneiro no Distrito Federal”
“Pioneiro na região,  João do Violão participou construção e urbanização do Paranoá e Itapoã. Líder comunitário, também exercia funções na Administração Regional do Itapoã e foi presidente da Associação Comercial da cidade”.

Nas redes sociais políticos e comunidade prestaram solidariedade ao  servidor, foi o caso do Senador Federal Izalci Lucas (PSDB) que descreveu João como um amigo querido:
“tivemos a triste notícia do falecimento de João do Violão, um amigo muito querido e admirado por todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.  João era servidor da Administração do Itapoã. Líder nato e um grande guerreiro pelas causas das cidades do Itapoã e Paranoá. Aos familiares, amigos e colegas, minhas sinceras condolências e que Deus os conforte nessa hora difícil da separação”. 

Através do twitter , o  deputado Leandro Grass   descreveu uma mensagem de pesar sobre o assunto: “É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de João Gomes Pereira, um dos pioneiros do Paranoá e presidente do Conselho de Saúde da cidade. João do Violão, como gostava de ser chamado, será lembrado por sua incansável luta pelas causas coletivas. Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda. Que encontrem o conforto e recebam todo o carinho neste momento tão difícil”, disse. 

O velório de João do Violão  Vai acontecer hoje às 10h. O corpo saíra da residência do João, na Quadra 02, Conj. E, no Paranoá e seguirá em cortejo, até o Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, onde chegará às 12h30 e será velado na Capela 8, até as 14h45, ocorrendo na sequência, as 15h, o Sepultamento .