Menu

26/12/2020, 21:08

GDF atendeu 12,8 mil servidores com apoio psicológico

A necessidade do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios para todos os setores da economia, afetando diretamente milhares de trabalhadores em todo o mundo. Para ajudar os servidores do GDF a superar essas dificuldades foi criada, dentro da estrutura da Secretaria de Economia, a Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali).

 O setor foi o responsável por coordenar diversos projetos de apoio aos servidores do Governo do Distrito Federal como a Academia Buriti, mais de 180 cursos à distância promovidos pela Escola de Governo e ainda uma ação específica de suporte psicológico on-line. 

“Fazemos isso para que o servidor se sinta valorizado e amplie a conscientização, a responsabilidade, a autonomia e o senso de pertencimento. Isso contribui para a construção de uma cultura de valorização da saúde por meio de hábitos saudáveis”, detalha a secretária-executiva Adriana Faria. No primeiro ano de funcionamento, a Sequali atuou também em atividades contínuas, dando suporte para que todos os órgãos do GDF promovam a saúde integral do servidor. O GDF  passou a oferecer apoio emocional aos servidores em teletrabalho, muitas vezes acometidos pela Covid-19 ou acompanhando familiares infectados. Além disso, estudos identificaram situações de ansiedade e outros sintomas que surgiram nesse momento de pandemia. Para suprir essa necessidade de cuidados, a Secretaria de Economia passou a oferecer plantão de acolhimento on-line, com suporte psicológico para quem apresenta sintomas como estresse e/ou sofrimento psíquico. Também foi criado um espaço de acolhimento no Anexo do Palácio do Buriti, para aconselhamento psicológico.

Outras ações de saúde mental foram realizadas pela Sequali para oferecer suporte aos servidores.

 A Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde) ampliou os espaços de reflexão sobre a importância de cuidar da saúde mental no contexto laboral.