Menu

26/01/2021, 19:40

Retrospectiva de Mel Brooks

A Mostra “Mel Brooks – Banzé no Cinema” está em cartaz no Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília até o dia 31 de janeiro. A mais abrangente retrospectiva do multitalentoso artista já vista na América Latina. A entrada é franca e os ingressos são disponibilizados no dia da sessão, a partir das 9 horas da manhã, no link: www.eventim.com.br/artist/mel-brooks/ No dia 28 de janeiro (quinta), às 17 horas, o clássico “Banzé no Oeste” ganha uma sessão inclusiva para deficientes visuais e auditivos.

Em sua longeva carreira, Mel Brooks já exerceu as funções de diretor, ator, roteirista, compositor e produtor, sendo um dos mais renomados diretores americanos de comédias de todos os tempos, considerado genial por Billy Wilder e Alfred Hitchcock e certamente um dos grandes representantes das comédias nonsense americanas. A curadoria de Eduardo Reginato e José de Aguiar apresenta uma rica programação que enaltece a peculiar fusão de surrealismo, burlesco, musical, crítica social e análise cinematográfica. 

“A obra de Mel Brooks é ímpar por diversos fatores, não apenas na compreensão perfeita do timing do humor e da imensa capacidade perceptiva de replicar os gêneros que homenageia pelo viés da paródia. Um desses fatores primordiais é o grupo seleto de atores que se repetem em seus filmes – sejam como protagonistas, sejam em participações especiais – em um entrosamento, dedicação e entrega pouco vistos no cinema: os geniais Gene Wilder, Dom DeLuise e Madeline Kahn, por exemplo. Essas estrelas de extraordinária verve cômica e teatralidade transformam os filmes em eventos que fazem os olhos não só brilharem, mas também gargalharem”, afirma José de Aguiar.

Mel Brooks não apenas dirigiu e roteirizou seus filmes, mas também atuou e compôs os temas musicais.