05/02/2021, 10:15
Crise sanitária e social são temas dos distritais na volta do recesso
No retorno das sessões deliberativas remotas da Câmara Legislativa, os problemas causados pela pandemia da Covid-19 dominaram os debates. O deputado Chico Vigilante (PT), primeiro a discursar, lembrou o “saldo trágico” deixado pela Covid-19 no Brasil e no Distrito Federal. “Enquanto isso, assistimos o GDF acompanhando os passos do governo federal, que não se move para adquirir mais vacinas”, reclamou. O parlamentar também criticou a festa promovida, no Lago Sul, por ocasião da eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados. “Estão comemorando o quê”, indagou, informando que entrou com representação junto ao Ministério Público e ao DF Legal para que os promotores do evento sejam autuados.
Por sua vez, a deputada Arlete Sampaio (PT) sugeriu ao governo local a compra de doses da vacina russa – Sputnik V – fabricada por um laboratório instalado no DF. Também se referiu à atuação da Comissão Especial da Vacina da CLDF que, na avaliação da distrital, “vem realizando um trabalho relevante”. A parlamentar classificou a estratégia de vacinação local como “desorganizada e sem compromisso” e pediu que sejam revistos os procedimentos nas próximas etapas, lembrando que estão sendo aguardadas, para o próximo sábado, mais 60 mil doses da Coronavac. Por fim, defendeu a volta do auxílio emergencial, pois, sem esses recursos, “veremos crescer a fome e as dificuldades sociais”.
A extensão do auxílio também foi propugnada pelo deputado Agaciel Maia (PL), que salientou ser o Distrito Federal a segunda unidade da federação com o maior índice de desigualdade social. Na avaliação do distrital, o país possui as condições necessárias para voltar com o auxílio. Maia disse ainda que fará, nos próximos dias, uma análise conjuntural da situação econômica e adiantou que prepara um livro sobre a história da economia desde a fundação de Brasília.
O deputado Leandro Grass (Rede) criticou duramente os governos federal e distrital pela omissão e falta de organização no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Para ele, a boa notícia da chegada da vacina está sendo ofuscada pela desorganização e falta de planejamento, verificada com os casos de “fura-fila”, aglomeração de idosos e falta de transparência sobre o número de vacinados. Grass lamentou a ausência do governador Ibaneis Rocha, “praticamente ausente de sua cadeira”. O deputado assegurou que seguirá seu trabalho de fiscalização, com “oposição programática” e denunciando “a incompetência e os desmandos do governador”.
Já o deputado Fábio Felix (Psol), presidente da Comissão da Vacina, defendeu que o DF construa um caminho autônomo para a compra direta do imunizante.