Menu

21/02/2021, 18:40

Colégios cívico-militares terão bandas de música

A volta às aulas para os 16 mil alunos que estudam nas 10 escolas cívico-militares do Distrito Federal terá novidade: bandas de música serão formadas nas unidades de gestão compartilhada entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e a Secretaria de Educação (SEE). A SSP abriu licitação para a compra de 720 instrumentos musicais destinados às escolas que adotaram o novo modelo de gestão. O GDF vai investir R$ 785 mil no projeto.

A licitação, no modelo pregão eletrônico de menor preço, será realizada no dia dia 3 de março, às 10h neste site. Cada instituição de ensino receberá 72 instrumentos. Na lista, estão equipamentos como flauta, clarineta, saxofone, trombone, tuba, lira, caixas de tarol e surdos.

A empresa vencedora da licitação deve entregar os instrumentos em até 30 dias contados da assinatura do contrato. A previsão é que eles sejam repassados para as escolas ainda no primeiro semestre deste ano. “A musicalização é parte importante da identidade cultural dos colégios militares. Do ponto de vista pedagógico, as aulas de música serão um importante instrumento no desenvolvimento dos estudantes”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Anderson Torres.

Os professores de música serão destinados pela Secretaria de Educação, parceira na gestão desse projeto. Os alunos-aprendizes serão selecionados depois do início do ano letivo, previsto para 8 de março.

“As atividades musicais são muito importantes no processo de ensino e aprendizagem, contribuem com a socialização, com o desenvolvimento do raciocínio lógico, com a disciplina. Há uma infinidade de benefícios. O reflexo no desempenho escolar é extraordinário, sem falar que, de todas as formas de arte, a música é a que está presente na vida de todas as pessoas, está próxima do dia a dia do estudante. Então, é algo que ele também pratica com alegria. E para os que são vocacionados para a música, o apoio da escola é fundamental”, destaca o secretário de Educação, Leandro Cruz.