15/04/2021, 08:43
Mestres do cinismo
Pra quem não tem familiaridade com o submundo da internet, a série documental Q: No Olho da Tempestade, dirigida por Cullen Hoback e disponível na HBO, é uma excelente forma de ser apresentado a esse covil de excêntricos. Ao perseguir a misteriosa figura chamada Q, uma entidade supostamente ligada ao ex-presidente Trump, famosa por denunciar uma conspiração da elite global que envolve pedofilia e sacrifícios humanos, Hoback investiga quem está por trás das plataformas 4Chan e 8Chan, onde Q publica seus textos – chamados de drops – cheios de mensagens subliminares e apontamentos crípticos.
Aqui somos apresentados a uma trinca de personagens impagáveis: Frederick Brennan, criador do 8Chan, figura diminuta, portadora de uma rara doença chamada Osteogenesis Imperfecta; Jim Watkins, dono do site, ex-militar norte-americano que vive nas Filipinas; e Ron Watkins, seu filho, administrador da bagaça, todos suspeitos de serem Q.
A relação entre eles desanda quando o 8Chan, um fórum que leva a liberdade de expressão às últimas consequências, hospedando conteúdo racista, supremacista, misógino e propagador de ódio, vira a plataforma preferencial onde atiradores em massa publicam seus tresloucados manifestos.
Segundo Brennan, em respeito aos familiares das vítimas tais conteúdos deveriam ser temporariamente removidos após a execução dos massacres. Na opinião de Ron e Jim, essa seria uma decisão hipócrita que tolhe a livre circulação de ideias, uma vez que tais conteúdos apareceriam inevitavelmente em outros lugares.
A escalada da hostilidade entre Brennan e seus ex parceiros culmina com uma batalha judicial e uma fuga cinematográfica das Filipinas, onde uma condenação por calúnia e difamação pode render pelo menos seis anos de cadeia.
No último episódio, evidências robustas apontam para a verdadeira identidade de que Q, mostrando que o cinismo também pode ser uma arte.
Tags: internet, Q: No Olho da Tempestade, serie