22/04/2021, 20:30
Turismo em Ação inaugura Centro de Atendimento ao Turista no Gama
Desde o início de abril, o Turismo em Ação tem percorrido o Distrito Federal para revelar atrativos de cada região administrativa e impulsionar a geração de emprego e renda, a partir de ações e qualificações. E em sua terceira edição, o programa itinerante promovido pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) entregou à população do Gama um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), feito especialmente para apresentar belezas e vocações turísticas da segunda cidade mais antiga do DF.
A inauguração do CAT Gama deu início a série de agendas públicas e visitas técnicas realizadas, terça-feira (20/4), pela equipe da Setur-DF. Localizado na Administração Regional da cidade, o espaço seguirá os padrões dos outros CATs existentes na capital, com atendimento em todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, das 9h às 18h. Também será reservado um local para exposição e venda de produtos feitos por artesãos locais. Duas servidoras da administração receberam treinamento para orientar, moradores e visitantes, quanto à história, pontos turísticos e dicas de como melhor aproveitar a cidade.
A abertura do CAT e a elaboração de uma rota específica com atrações do Gama são caminhos que se abrem para o fomento ao turismo interno e a experiências de pertencimento das riquezas históricas e culturais. “No programa Turismo em Ação, revelamos não só os atrativos, mas a capacidade de geração de emprego que esse setor tem na cidade. Quando nós assumimos essa gestão, tínhamos equipamentos fechados há mais de três anos em muitos lugares. Os nossos Centros de Atendimento ao Turista, por exemplo, estavam abandonados. E estamos falando da capital do nosso país, que tanto amamos. Portanto, diuturnamente, eu tenho convidado todos os brasileiros a conhecerem a sua capital. É o novo olhar do turismo que o nosso governo tem, como nenhum outro”, ressalta a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. “Nosso objetivo é fazer a conexão desse CAT inaugurado no Gama com os demais, como o do aeroporto ou o que está lá na Praça dos Três Poderes, informando aos nossos visitantes quais atrativos nós temos aqui. É para isso que estamos trabalhando juntos em todas as regiões-administrativas. Nós vamos fazer um miniguia do Gama, incluindo atrações imperdíveis, como uma visita à capela São Francisco de Assis e a Caminhada Mariana”, destaca a secretária de Turismo.
A administradora regional, Joseane Feitosa, acompanhou a equipe da Setur-DF nas visitas técnicas e encontros com empresários locais. Joseane destacou os potenciais presentes no Gama, que começam a ser estimulados pelo Turismo em Ação, de forma integrada com todas as instâncias da atual gestão. “Esse é um momento de alegria em que nós aqui do Gama estamos recebendo de portas abertas a nossa Secretaria de Turismo e o nosso Centro de Atendimento ao Turista. Feitos históricos para a nossa cidade para trazer renda e fortalecer a nossa economia, além de valorizar nossos artesãos e pontos turísticos. O Gama estará sim na rota turística do Distrito Federal. O governador vem trabalhando fortemente pela nossa cidade para que ela fique, cada vez mais, linda e atrativa. Ibaneis já investiu quase R$ 30 milhões em serviços essenciais e melhorias em infraestrutura”, argumenta a administradora.
A solenidade também contou com a presença do presidente da Associação Comercial do Gama, Manuel Domingos Farinha. “É de grande importância para o Gama a chegada desse projeto Turismo em Ação, que estimula o potencial que o turismo do DF possui. Até então, nunca tivemos investimentos e a atenção devida ao setor”, destaca.
Estímulo ao turismo religioso e de eventos
A segunda parada do Turismo em Ação no Gama foi na capela São Francisco de Assis. Inaugurado em 2004, o local é um monumento que reverencia a natureza, a fé e que arrebata diante de sua magnitude. Edificada no topo de um morro próximo ao Núcleo Rural Casa Grande, a capela é uma das mais belas do DF e, por isso, uma das mais procuradas para realização de casamentos e batizados. A igreja tem arquitetura simples, e seu maior diferencial é a visão panorâmica do Planalto Central e da vegetação que a circunda.