Menu

12/05/2021, 22:25

Parceria agiliza atendimento às mulheres vítimas de violência

A partir de agora, o Sistema Integrado de Desenvolvimento Social (Sids) será também uma ferramenta para aprimorar o atendimento às mulheres vítimas de violência no Distrito Federal. Uma portaria conjunta assinada nesta quarta-feira (12) pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Mulher (SM) autoriza o uso dos dados do sistema criado pela Sedes para a gestão dos serviços da assistência social a fim de oferecer um apoio mais adequado a cada necessidade.

O Sids é utilizado como um prontuário eletrônico com dados da família, histórico de atendimento do usuário e situação de vulnerabilidade para acompanhamento e concessão de benefícios sociais. Com a assinatura da portaria, a Secretaria da Mulher, agora, também terá acesso a essas informações durante os atendimentos.

“A mulher procura o equipamento público já muito fragilizada pela própria situação de violência”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “Essa integração, além de agilizar o atendimento – porque os profissionais já terão acesso ao prontuário da vítima –, vai permitir também um suporte personalizado, de acordo com as necessidades daquela mulher”, disse.

A portaria deixa claro que os dados identificados e disponibilizados de pessoas inscritas no Sids seguem em caráter sigiloso, sendo vedado o acesso para outras finalidades e entes públicos. As informações serão utilizadas apenas para atendimento e fortalecimento da rede de proteção social.