25/07/2021, 19:01
Brasiliense faz história e é primeiro skatista a competir nas Olimpíadas
O skate abriu seus trabalhos no último sábado (24) nos Jogos Olímpicos de Tóquio. E o início das competições teve a participação do brasiliense Felipe Gustavo Alves de Macedo, pela categoria street. O jovem, que nasceu no Guará e vive atualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos, esteve em Brasília no mês passado, onde conheceu o projeto de um sonho de criança: a construção de uma pista de skate dentro dos padrões olímpicos no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. “Esse é mais um sonho realizado, mais de 22 anos de skate e Brasília nunca teve uma pista oficial. Eu me sinto lisonjeado ao participar desse projeto, um grande sonho meu de ser o embaixador do skate de Brasília. E agradeço o esforço de todos por isso, inclusive, do nosso governador. Comecei a andar de skate no Parque da Cidade e, 20 anos depois, vamos voltar para lá com uma pista oficial. Vamos realizar esse sonho”, destacou o atleta na ocasião, no Palácio do Buriti.
O brasiliense Felipe Gustavo foi o primeiro skatista a entrar na pista da modalidade street na Tóquio 2020, na primeira bateria do esporte em Jogos Olímpicos. O skate estreia no programa olímpico na edição de 2021.
Na sua primeira volta, Felipe recebeu a nota 8,49. Segundo na pista, o francês Vincent Milou recebeu 7,15. Melhor ranqueado da primeira bateria, o americano Jagger Eaton marcou 8,58. O canadense Micky Papa teve 6,66. O colombiano Luiz Ortiz marcou 4,92. Na segunda volta, Felipe foi mais arrojado e ia bem até um pequeno erro na segunda metade. Ele recebeu a nota de 7,24, somando assim 15,73. Nas manobras individuais, porém, o brasileiro errou suas quatro primeiras tentativas e não pontuou. Ele acertou a última manobra, um switchflip crooked, e somou 9,02, terminando a bateria com 24,75.