Menu

04/08/2021, 19:51

Curta brasiliense será exibido na seleção da 1ª Mostra Independente de Cinema

De 07 de agosto a 12 de dezembro serão exibidos 400 filmes inscritos de todo o Brasil na MICINE – 1ª Mostra Independente de Cinema do Nordeste realizada pela Artemanha Filmes, através do Youtube. E entre eles está o curta-metragem brasiliense “Lembrança Sonhada”, realizado pelo Coletivo Morada com direção e atuação de Pedro Caroca e edição de David Marinho.

Produzido durante a quarentena, o curta faz um recorte da rotina de um jovem que se confunde entre sonho e realidade depois de receber um diagnóstico de transtorno da memória. Esta já é a terceira obra audiovisual do Coletivo Morada. Em 2020 o grupo lançou o minidoc “Tempo dell’anima”, um registro da residência artística realizada na Itália em 2019, fazendo parte da programação do Festival Gira Cultura DF neste ano, e o curta “Fissura” abordando devaneios sobre a solidão, a companhia e a esperança, que foi selecionado no 8º Festival Brasileiro de Nanometragem, em 2021.

O Coletivo Morada nasce do percurso de 5 anos de encontros e reencontros entre os multiartistas Gabriel Guirá, Marilia Cunha, Nath Britto e Pedro Caroca, pela necessidade de realizar pesquisas e criações na área de teatro, dança, poesia, música, artes plásticas e audiovisual.

“Lembrança Sonhada” poderá ser visto nos dias 07 e 08 de agosto pelo canal da Artemanha Filmes no Youtube, junto com mais treze filmes que serão avaliados pela comissão de seleção da MICINE e pelo público em geral. Os escolhidos participarão da Mostra Oficial que acontecerá presencialmente nas salas de cinema nas cidades cearenses Fortaleza e Crato, e na capital pernambucana Recife, em março de 2022.

Serão selecionados para a Mostra Oficial 10 Longas-metragens de Ficção, 10 Longas-metragens Documentários, 10 Curtas-metragens Infantojuvenis, 10 Curtas-metragens de animação, 15 Curtas-metragens Documentários e 25 Curtas-metragens de Ficção, totalizando cerca de 80 filmes para programação, que concorrerão a troféus e prêmios em dinheiro.

“O grande número de inscrições recebidas é um reflexo da Aldir Blanc ter permitido aos artistas produzirem seus trabalhos mesmo durante a pandemia. A MICINE como o próprio nome diz é uma mostra independente, nós não tivemos nenhum edital financiando o projeto, ainda que acreditemos nas políticas públicas para o setor cultural, mas contamos com muita militância e caminhos alternativos pra que o evento pudesse acontecer.” Relata Luciano Santiago, idealizador e curador da Mostra.

Para ter acesso aos filmes exibidos neste final de semana, é preciso adquirir ingressos pela plataforma Sympla. O ingresso dará direito ao público assistir e votar em todos os filmes no dia escolhido, que começam a ser veiculados às 15h e seguem até 21h.